sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Adeus 2010!

Se, por vezes, este foi o nosso estado de espírito (portugueses em geral) em 2010


Aproveitemos o calor da amizade e as bolhas do espumante da meia noite para nos enchermos de gás, arregaçarmos as mangas e agradecer o dom da vida. Basta de tristezas, de lamúrias, de dias cinzentos! Cultivemos a alegria e a boa disposição pois só assim conseguiremos transformar as pedras do nosso caminho em degraus para alcançar os nossos objectivos!

Talentos nas prendas de Natal

A minha madrinha, uma grande artesã, deu-me um pano de cozinha que quero partilhar pois acho que está um mimo.

De um lado tem um patinho (porque será?)


Do outro lado tem uns cogumelos a condizer.

Com as fitas de finalista da filha descobriu o talento para pintar em tecido.

Digam lá que não faz um bonito efeito?

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ainda partilhando...

Este é o outro conjunto que enviei para o Porto:

Neste usei um fio mescla (tons de roxo e preto) que faz um trabalho muito fofinho pois o fio tem um pelinho suave ao toque. Na foto não é muito visível mas tem uma pregadeira em flor (efeito velas de moínho que já partilhei há uns tempos. Há um vídeo http://aspatarecas.blogspot.com/2010/10/como-o-tempo-corre.html) Como o fio é grosso ficou grande tal como o cachecol.

(a foto é de uma boina que levei para a feita de Mafra)

A boina é daquelas que adoro e fiz em formato grande pois a ideia era usá-la com o cabelo por dentro. O tom do fio está mais parecido nesta foto mas o fio é o mesmo do cachecol. Também tenho o vídeo http://aspatarecas.blogspot.com/2010/02/mais-uma-receita.html.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Partilhando...

Este é um dos conjuntos que enviei para o Porto.
O cachecol é feito em tricot (mata e laça) com dois fios em tons de rosa. O contorno foi feito em crochet num tom de céu nublado (aquele que para uns é azul, para outros é cinza). O cachecol dá para usar de várias maneiras por isso fiz da flor uma pregadeira assim dá para aplicar onde e como quiserem.
O gorro é feito em crochet, usando os mesmos tons. Tentei várias misturas de tons para as flores mas as que ficaram melhor foi cada flor em cor única. Estas são aplicadas no gorro.

Fico sempre insegura quando é feito por encomenda pois tento ajustar o pedido aos meus gostos mas já me informaram que foi uma prenda apreciada (por quem deu e por quem recebeu).
Que bom!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mais um pouco e só voltava para o ano...

Nunca devemos dar nada como certo! É uma expressão antiga e nada faz mais sentido na minha vida. Quando achei que, estando em casa, tinha (mais que) tempo para as encomendas e as prendas de natal... a vida dá uma sacudidela. Não tinha esperança de arranjar trabalho nesta altura do ano pois o comércio já não faz reforço de Natal e as empresas não abrem vagas em final de ano.
Andando às compras vi numa loja que procuravam empregada para esta época e, "prontos" comecei a trabalhar no dia seguinte. Loja de chineses, claro, que os portugueses cortam nas despesas (e porque será?). Os portugueses que me perdoem mas eu preciso é de trabalhar.
De dia livre passei a trabalhar 9 horas e a chegar a casa toda rotinha. Só folgando ao domingo tive que ajustar os compromissos assumidos com os "meus" jovens e as prendas... foram ajustadas à disponibilidade. Esta é a razão de estar em off tanto tempo. Tive que dar prioridade aos trabalhos em mãos que irei partilhando convosco agora que voltei a ter tempo livre.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pronta para entregar!

Por isto é que me perco nas montras das lãs. O que os outros vêem assim...
Eu visualizo assim (mais ou menos)
Mais uma experiência superada. Trabalhei os dois fios (dois tons de azul) juntos e fiz o decote em redondo sem costuras. Vou tentar fotografar a peça vestida pela senhora que me encomendou, pois vê-se melhor o efeito que faz. Agora tenho um problema... também quero uma assim para mim!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Pesquisando...

Quando pesquisei o ponto tunisiano encontrei outro ponto que é um mimo: ponto peruano! Aqui fica o vídeo. Este para variar é em espanhol mas também há em brasileiro é só pesquisar.

Já experimentei mas acho que fica mais bonito noutro fio mais fininho ou com agulhas maiores. Gostei muito e já deu uma variação à minha moda. Não devo ter inventado nada de novo mas para mim é uma nova experiência e mais um novo efeito. Depois partilho a peça que está em stand-by pois tenho encomendas para entregar.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Deixei-vos com água na boca...

Não sei se é defeito meu ou da imagem mas fui alertada (obrigada, Helena!) que não se consegue ampliar a receita do bacalhau por isso aqui fica tal como no livro:
Bacalhau à Conde

(foto retirada do livro)

Coza em água 400 gr. de bacalhau já demolhado. Retire-lhe as peles e as espinhas e faça-o em lascas. (um tabuleiro de bacalhau desfiado para mim, dá para cerca de 4 pessoas)
Coza 600 gr. de batatas em água temperada com sal, escorra e reduza a puré. (para 4 pessoas uso um pacote de puré)
Pique finamente 200 gr. de cebolas e 3 dentes de alho e leve ao lume com 100 gr. de margarina. Deixe cozer sem ganhar cor. Junte o bacalhau e deixe cozer um pouco. Depois reduza-o a puré numa máquina de cozinha ou num almofariz. (assim fica muito desfeito, sabe a "bacalhau muito espiritual" e eu gosto de sentir as lascas de bacalhau, por isso envolvo-o na cebolada e deixo ganhar gosto. O bacalhau vai-se desfazendo à medida que se mexe sem ficar em papa.)
Junte o puré de batata e bata tudo com uma colher de pau. Adicione 2,5 dl de natas (um pacote de natas - 2 dl. - é suficiente para um pacote de puré) e tempere com sal e pimenta. Deite o preparado num tabuleiro untado com margarina. Polvilhe com 2 colheres de sopa de queijo ralado (para mim é pouco queijo, quanto mais... melhor) e leve a gratinar em forno bem quente até alourar a superfície. Adoro a crosta de queijo que se forma. Huuuummmmm!!!!!

O que está entre ( ) são as minhas alterações. Assim como as quantidades são ajustadas à quantidade de pessoas e ao gosto de cada um. Só depende da (o) cozinheira (o)
Bom apetite!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O almoço familiar...

No almoço familiar fiz esta receita, que além de ser deliciosa é do agrado de pequenos e graúdos (o que não é fácil nos dias de hoje). Torna-se de execução rápida pois uso os tabuleiros de bacalhau desfiado e o puré de pacote (modernices...), também se pode usar a cebola e alho, já cortados que vendem congelados... É só juntar! Mesmo com as modernices é uma receita económica, com menos de 6 euros deu dois pirex e comemos (e bem!) quatro adultos e 2 crianças.

Pode ser feita com uma certa antecedência, lava-se os tachos, arruma-se a cozinha e fica-se disponível para estar com os convidados, enquanto vai ao forno (na altura de servir). É bom para aqueles encontros em que se come de pé com o prato na mão pois não tem espinhas (ou pelo menos não deveria) e come-se só com um garfo. Também fica bem quando vamos a casa de amigos e temos que levar algo para partilhar. É só vantagens!
A receita foi tirada do "livro de receitas de peixe" que o instituto da Margarina Vaqueiro oferecia em troca de uns pontos em 1989. Já tem mais de 20 anos (quem diria...) mas é daquelas receitas sempre actuais e óptima para todas as ocasiões.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Um dia passado em familia

Como o meu sobrinho esteve numa actividade dos escuteiros, durante o fim de semana passado, quando fez anos, aproveitámos o almoço familiar, cá em casa, para lhe cantar os parabéns. São já 8 anos...
Tal como tinha partilhado, conseguimos estar com a minha avó. Está lúcida e penso que sentiu a nossa presença pois vê muito pouco. Obrigado! Este ano não há foto de família pois fomos chegando e visitando-a aos poucos. Quando se reunimos todos já era noite. Desvantagens destes dias...
Partilho convosco a receita do bolo que fiz:
250 gr. açúcar
250 gr. farinha (juntei uma colher de canela)
150 gr. margarina
3 ovos
1 cháv. leite (substituí por sumo de laranja)
raspa de limão
Cobertura: 100 gr. margarina e 200 gr. de chocolate para culinária (derretido em banho maria)
Bom apetite!
Eheheh!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um dia em família

É Natal quando o Homem quiser! Por isso a família Patareca vai-se encontrar com a avó para celebrar o nosso natal. Um natal mais triste pois, provavelmente será o último (se ainda chegar até lá). A minha avó está em fase mesmo terminal e aguardamos o desfecho em qualquer altura. Só peço a Deus que a leve pois já está em grande sofrimento mas, se puder, nos deixe despedir dela. Vai ser um dia duro mas ao mesmo tempo feliz pois mais uma vez, nos vamos reunir em volta dela.
Em Maio foi assim... a patarecada toda junta!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Esta é a minha arte...

Tudo começa por aqui: uns novelos e umas agulhas (e uma ida às compras, claro!)
A ideia nasce e as agulhas vão dando forma...

Vai-se fazendo e desmanchando até se atingir o objectivo. Ainda não está pronta pois a luz das velas pode ser romântica mas não é adequada para fazer tricot.

Costumo dizer que faço tricot até com os olhos fechados mas quando a peça chega a este ponto, já não é bem assim.

À medida que foi crescendo a peça, resolvi fazer o decote em redondo (muito na moda) mas mesmo redondo. Com agulhas circulares fica sem costuras e como não é para ficar muito apertado dá para vestir assim.

Só falta ver o resultado final.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Domingo à luz de velas

Este domingo a electricidade aqui na zona resolveu fazer greve. Desligava durante umas horas, aparecia durante 15 minutos (quando pensávamos que era para ficar... puff!) e assim foi durante toda a tarde e noite. Estava interessada em ver um filme por isso tinha as agulhas arrumadas mas nos intervalos (forçados) do filme não consegui ficar parada. Afinal, não funciono a electricidade (só a energia solar, sou muito ecológica).
A camisola que tenho em mãos está numa fase em que é preciso concentração (contagem de malhas, reduções de malhas sincronizadas) mas agarrei noutros novelos (coisa que não falta cá por casa) e na agulha de crochet.

À medida que ia fazendo ia experimentando os pontos até que (entre uma ida e vinda de electricidade) decidi este ponto. São leques simples mas no intervalo tem um ponto alto que prende sempre pela frente do ponto da carreira anterior. Por isso dá este efeito. Não tenho esquema mas é fácil de seguir. Enquanto houve claridade estava-se bem mas como os dias são cada vez mais pequenos, principalmente com o tempo que estava, tive que largar as agulhas. A luz das velas não é muito dada a estas artes. É perfeita para outras artes, talvez por isso digam que é romântica.

Pensamento do dia: sem luz e sem agulhas as horas custam a passar!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Há dias que me revolto...

O que me custa não é ter sido dispensada... sim, porque fui dispensada não despedida. O que custa é ter uma boa avaliação e ser reconhecida como boa profissional tanto por colegas como por chefias e mesmo assim dispensam-me... E a culpa é do governo (claro) pois só deixam renovar os contratos, por duas vezes... Dá para pensar se vale a pena dedicar-se...
A minha sorte é tanta que resolveram fazer-me as contas todas, mesmo no fim do mês quando deveriam pagar-me (simplesmente) o ordenado. Estão cheios de vontade para pagar-me tudo a que tenho direito mas neste momento o (pequeno) ordenado já me faz falta. Realmente pagam tudo o que devem (assim espero!) falta saber é quando...

É gozar com as pessoas! Pelo menos assim me sinto: gozada durante 18 meses...
Mas valem os amigos que fiz!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Afinal... já fui às compras

Nas prendinhas de Natal já nasceram uma boina e um cachecol mas faltam-lhe os finalmentes que vão esperar um pouco pois encomendaram-me uma camisola. Não tenho falta de lã mas não tenho assim, quantidade da mesma por isso tive que ir às compras (que chatice...;).
Encontrei este fio Coral que está a um preço muito acessível (pois a fábrica fechou, pelo menos foi a informação que recebi). Numa peça grande os mesclas que fazem riscas não favorecem muitas de nós por isso preferi juntar os dois fios e já está em andamento.

A indicação do rótulo é para agulhas 3, tanto para tricot como para crochet, mas estou a usar os dois fios com agulhas circulares 8 e a malha fica muito bem. Vai-se lá orientar pelo rótulo...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Olha eu aqui!...

Visitem:
http://www.mafrahoje.pt/pt/articles/sociedade/feira-de-artesanato-com-reduzida-adesao-do-publico

é a publicação Mafra Hoje sobre a passada feira de Novembro em que as Patarecas participaram. É preciso ir tão longe para aparecer... Lá estou eu trabalhando com a minha echarpe. É pena não aparecer o nome.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Iniciando as prendas de Natal

Finalmente resolvi-me a fazer a lista de prendas para ver o que posso fazer aproveitando o que tenho em casa e o que preciso comprar. Claro que a vontade é perder-me nas compras, naqueles fios lindos que enchem a montra da minha loja preferida (e até nos chineses), mas a minha situação (e a de todo o país) não me permite. E, convenhamos, lãs, trapilho e linhas não me falta, fruto do meu investimento (ou perdição).
Assim, já nasceu um chapéu:

O fio preto é daqueles baratinhos mas que duram e não ganham borboto e, como não é muito fofinho, ajuda a armar a peça. Tenho um fio que é composto por um fio preto e um fio brilhante e resolvi juntá-lo para embelezar a peça, pois fica discreto não faz efeito "árvore de natal". Como o brilhante não é constante o efeito muda nos vários ângulos que se vê. Amei e espero que quem o receber também goste. Eu penso que sim...