sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cá está...

um chapéu em tom de uva seguindo o passo a passo do vídeo que partilhei à dias.


Sempre fui um pouco renitente em fazer algo assim pois a ideia é que gasta muita lã, o que encarece a peça e dificulta a venda, mas a verdade é que usei apenas um novelo de 100 gr. (tal como informam no vídeo). Talvez pelo ponto usado não ser o ponto baixo (mais comum nestas peças) ajude a render o fio.

Para mim o segredo estava na pála pois nunca consegui fazê-las de maneira que enrolassem assim. Também dá para usar do avesso ficando com a pala a direito:

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais um vídeo...

Desta vez é de um chapéu fácil de fazer. Adorei!
Estou a começar um em tons de uva. Vamos lá ver como fica no final.


Estive a pesquisar o site dos fios usados e a verdade é que têm mesclas lindos. Aqui fica o link: http://www.lineaitalia.com.br. É pena que só sejam comercializados no Brasil...

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Este Domingo estive com amigos.

Depois de anos de formação e de muita burocracia ultrapassada, a nossa amiga Lígia foi enviada (e já está no youtube). Este é um dos objectivos (não o aparecer no youtube, claro) e um dos ideais de quem, como eu, é JMC - Jovem Missionário da Consolata:
Ser enviado para um local de missão, o partir ao encontro do outro onde ele estiver, o deixar tudo e colocar-se ao serviço, em nome de Quem se acredita: Jesus Cristo.
Ela é do meu tempo de jovem - como os jovens de hoje nos chamam - do tempo dos dinossauros. Como se vê nem todos fomos extintos. E, como se viu neste fim de semana, estamos cheios de força e com muita coragem de ser testemunho.
Este é um exemplo de um grande testemunho:

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Encomenda concluída


É um conjunto, de menina, para entregar no próximo Domingo e que irá para o Porto. Neste gorro apliquei duas floritas (são pregadeiras pois assim terá mais aplicações).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Conjunto em crochet


Em lã mescla muito fofinha, nos tons de castanho, bege e branco.

Conjuntos mini

Conjuntos em tricot:
Cachecol e gorro


Cachecol e boina

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Para todos os gostos...




Versão mini ou versão adulto, mesclas ou às riscas, é só escolher...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Algumas peças que estiveram em Fátima...

São pulseiras de várias cores e com elástico.


Estas são a versão "dia dos namorados" muito coloridas


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Já passou!

Esta foi a mesa das Patarecas, este Sábado em Fátima:

Apesar da oferta, a procura foi reduzida, nada que nos espante. Claro que esperamos sempre vender algumas peças mas o objectivo principal é a publicidade. Como vem gente de todo o país e alguns amigos nossos de longe é uma óptima oportunidade para conhecerem o nosso trabalho ao vivo. E a verdade é que tivemos encomendas.



A todos que nos apoiaram e incentivaram aqui fica um grande obrigado!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tudo se aproveita...É só pôr os neurónios a funcionar! E pesquisar na net, também!

Como operadora de caixa numa superfície comercial ouço muitas pessoas a queixarem-se do excesso de sacos de plástico em casa (mas também não levam sacos para as compras) e quando digo que há quem faça crochet com eles ficam muito admiradas (e sabe-se lá o que pensarão). Por isso aqui fica a prova do meu comentário:



Já encontrei duas maneiras de se cortar. É só escolher!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dedidado a todas as trapalhonas como eu...

Para quem que, como eu, nunca conseguia fazer pompons (dignos do nome) e que aprenderam, tal como eu, a fazê-los com duas rodelas de cartão aqui fica uma maneira simples de fazer uns lindos pompons.

Eu, trapalhona, confirmo que os meus pompons ficam um miminho. Mas como o segredo do pompom é a quantidade de voltas, ou seja, de fio que se utiliza: quanto mais melhor mas sem exageros. Noutro vídeo aconselhavam a dar 100 voltas aos dedos independentemente do tamanho pretendido. Dependendo da grossura do fio a utilizar eu dou 80 a 100 voltas.

Também já inventaram algo que nos ajuda e, aproveitando um suporte de madeira para rolos de cozinha e um berbequim não é muito difícil de fazer. Aqui fica outra versão com o suporte e uma maneira prática de os aplicar:


Há quem goze comigo quando digo que não há nada que não se aprenda na net (para o bem e para o mal, claro) mas digam lá se não é verdade?

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Convite aberto a todos!

No próximo Sábado a família Patareca vai estar em Fátima para mais uma peregrinação dos Missionários da Consolata. Pertencendo à grande família Consolata, vamos estar em peso e com os nossos talentos a render: o pai com o sistema do som, a mãe com as famosas filhós para vender no bar e o almoço (claro!) e as patarecas com as peças para vender.
Junto com os JMC Centro (jovens missionários da Consolata de Fátima) vamos ter um bar a funcionar (onde estará o patareco do meu marido) e outras actividades. A restante patarecada fica responsável pelo marketing ;)

No ano passado fomos cerca de 8 mil pessoas.
Vale a pena participar!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

As patarecas também são solidárias!

No próximo sábado, inseridas na peregrinação dos Missionários da Consolata e junto com o JMC Centro, teremos um bar a funcionar e um espaço para vender as nossas peças para apoiar o projecto anual: a construção de uma escola em Empada.



À semelhança dos outros anos, esperamos que seja mais um dia em grande, em verdadeiro espírito de família!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Há coisas que só vistas! É que nem contadas!

No mês de Novembro de 2008, como estava desempregada, increvi-me nas finanças, segurança social (a burocracia do costume) para poder vender as minhas peças e as peças da minha madrinha, na feira semanal daqui. Também tive que pedir um cartão de feirante, que me custou 15 euros e que fiquei a aguardar. Por sorte (talvez porque já conheça o país onde vivemos) o responsável da feira deixou-me montar a banca enquanto não vinha o cartão. Dois meses depois estava a dar baixa da actividade porque apareceu um trabalhito e porque nesta terra (infelizmente) pouco valor se dá a quem trabalha.
Qual não foi o meu espanto quando esta semana apareceu o famoso cartão. Já nem me lembrava de tal coisa! Mas o espanto foi maior quando li:


O cartão tem escrito - validade até 2011 - mas a carta (datada de 22 Janeiro 2010) informa que:

- o cartão tem validade de 3 anos (que começou a contar ainda antes de existir cartão. Ainda não engravidei mas o estado poderia dar-me já o subsídio pré-natal, não?)

- a renovação tem que ser pedida 30 dias antes da caducidade (e recebo o cartão quantos anos depois?)

- Em caso de cessação de actividade o cartão pede a validade independentemente da data incrita

Alguém me explica para que é que me serve o cartão passados 14 meses? Para passar na ranhura não é com certeza pois não tem banda magnética, só se utilizar para abrir a minha porta no caso de algum dia me esquecer das chaves. Como poderia manter a actividade tanto tempo sem cartão? E que feiras poderia participar ou me deixariam participar sem o cartão? Não falo das feiras de artesanato pois nessas não costumam pedir o cartão mas na época pensei em participar nas feiras semanais daqui da zona.

Mais uma vez, estas situações mostram a parte mais triste da burocracia do nosso país. Primeiro exigem e depois só atrapalham quem quer trabalhar honestamente. Sim, porque ainda paguei segurança social. É por estas e por outras, por vezes piores, que as pessoas fogem às suas obrigações de cidadãos. Quem os pode condenar?

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mais uma receita...

Esta é a receita da minha boina preferida, em tricot:



É só vantagens: para quem gosta de tricot é muito fácil de fazer, gasta pouca lã e faz um efeito muito bonito. Gosto muito das peças desta artesã.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Vivendo...aprendendo!

Aprendi, com o meu marido, mais uma aplicação por isso partilho (em "directo") convosco as receitas das minhas boinas preferidas.



Esta é em crochet e está por episódios. É como as novelas... bem, a artesã (a famosa professora Elaine) é brasileira... Na minha opinião, tem alguns contras: gasta bastante lã e demora a fazer mas o resultado final é muito bonito. É tudo uma questão de gosto e disposição.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Versão mini


É uma boina em versão mini, para uma menina de 2 anos. Eu não conheço a menina mas se saiu à mãe, vai ficar um miminho.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Este mês fazemos um anito!...

A imagem não é original mas o carinho e o agradecimento é genuíno.
E sabe muito bem ver que, num ano, atingimos os 10.000 visitantes!
Mais palavras para quê?