domingo, 15 de maio de 2011

Fátima em (muito) movimento...

Nestes dias acorreram a Fátima muitos peregrinos o que anima e dinamiza uma terra por vezes pacata mas, como tudo na vida, tem o seu contra... Quando, em entrevistas na tv, os peregrinos dizem que treinaram as caminhadas durante meses, também deveriam ter treinado os comportamentos que só nos ficam bem. Isso inclui regras de respeito por quem está em Fátima todo o ano e que, nestes dias também tem que se deslocar (apesar do custo) mas principalmente pela terra que os acolhe. É triste quando mesmo junto a um ecoponto e contentores do lixo em cada passo que damos encontramos amontoados garrafas de plástico e outros lixos. Não falta apoio aos peregrinos em cada esquina mas mesmo assim ainda há aqueles que acham que temos a obrigação de dar "um jeitinho" a toda e qualquer vontade que o peregrino tenha, ou se lembre de ter... Só porque temos uma porta aberta não quer dizer que estejamos à espera de quem vem só nestes dias.

Pelo desabafo nota-se que a minha experiência com o peregrino não foi muito positiva mas não é geral. Há casos pontuais, claro. Até porque toda a semana vi chegar grupos com a emoção de tarefa cumprida, com um entusiasmo contagiante apesar do muito cansaço que mostravam, entoando cânticos e provando que a fé (quando nos deixamos levar) move realmente montanhas.


A experiência ensina-nos, nós só temos que aprender: nestes dias Fátima pertence ao peregrino. Nós... temo-la o resto do ano.

Sem comentários: