quinta-feira, 16 de abril de 2009

Misto de sentimentos

Olá


Esta Páscoa foi um misto de tristeza e alegria para mim e para o meu marido. O meu sogro, que tinha cancro nos pulmões, morreu precisamente no sábado (chamado Sábado Aleluia) mas, felizmente, como é época de reunião familiar das patarecas não estávamos sozinhos e como não se adianta nada num dia de Páscoa, resolvemos passá-la juntos na mesma. O facto de se ter crianças na família faz com os dias sejam mais animados e superamos melhor as tristezas.


Apesar de tudo, não poderia ser noutra época melhor em que se fala tanto de morte e ressurreição, sofrimento e vontade do Pai, vemos as coisas de outra forma. O estranho é toda a gente dizer que "é a vida", "é o que temos mais certo" mas continuamos a ver a morte como tabu, uma coisa negativa, que só nos trás sofrimento e até evitamos que as crianças tenham contacto com esta realidade. Nestas coisas sou muito fria, talvez a maneira que aprendi a lidar com o sofrimento, e por vezes não soa bem a quem convive comigo. Mas se é para ficarmos a sofrer é muito melhor assim, e não adianta prolongar o nosso sofrimento pois não vai adiantar nada. Por muito que nos doa, e dói acreditem, mas dói muito mais quando vemos o sofrimento do outro e não podemos fazer nada para aliviar. Nem aliviamos o sofrimento do outro nem o nosso. E de dia para dia a dor aumenta por isso começamos a pedir a Deus que "resolva" o assunto, para o bem ou para o mal.

A verdade é que somos "realmente egoístas" e não queremos abrir mão das pessoas que amamos por isso nos custa tanto a despedida, principalmente a despedida final.
Para ti, Simões, um obrigado por teres passado e marcado a minha vida!

Sem comentários: