segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A sala do desânimo!

Sempre ouvi dizer que "o ócio é o nosso pior inimigo" pois ficamos apáticos.

Pela situação de desemprego, já não ia muito animada quando "visitei" o centro de emprego, na passada semana, mas quando lá cheguei e vi o ambiente... dei graças a Deus por ter levado o que fazer. Tinha cerca de 50 pessoas à minha frente para serem atendidas, ainda, na recepção (que só depois vamos à entrevista) e olhando para a sala fiquei surpreendida com a quantidade de gente que passou a manhã (por vezes até mais) sem fazer, absolutamente, nada (nem a tv estava ligada). Da sala cheia apenas 2 pessoas estavam a ler livros (trazidos de casa, penso eu). Os restantes ou estavam a ver os (esclarecedores) folhetos existentes ou simplesmente sentados ou de pé, a olhar para o vazio. Até parecia a sala de espera das urgências de um hospital. Eu, como mulher despachada (tenho os meus dias) procurei um lugar, tirei o casaco, sentei-me e puxei das agulhas! Claro que chamei a atenção sobre mim pois quando levantei os olhos do trabalho estava meia sala a olhar para mim. Devem ter pensado quem era o E.T.

(Aqui estou eu na feira de artesanato em Mafra)

A verdade é que estou a fazer uma camisola para mim e levava apenas o cós feito (4 carreiras) e trouxe metade das costas feitas. Acredito que muitas daquelas pessoas também sejam talentosas, apesar que nem todos os talentos dão para fazer em qualquer lado mas um livro, um quebra cabeças ou até o jornal do dia (é informação, formação e distracção) serve para ocupar e estimular a mente.

Assim inertes é que nunca! Até o tempo custa a passar e com os nervos acabamos por descarregar nos empregados dos serviços que não têm culpa nenhuma. Não podemos ficar à espera que nos dêem as soluções que procuramos. Tem que partir de nós a vontade de ter uma solução para os problemas que atravessamos.

Sem comentários: