segunda-feira, 16 de março de 2009

Momentos a recordar... com muito carinho

Desde a noite de sexta-feira que estive em retiro quaresmal com os Jovens Missionários da Consolata do Centro em Fátima. Tantos retiros já fiz e continuo a surpreender-me sempre. Primeiro, como jovem participante, pela oportunidade que nos faziam viver e refletir e de como tinham sempre a capacidade de arranjar novidades que me faziam desejar o próximo. Agora, mais velha e com outro espírito, como animadora, surpreende-me que ainda haja jovens que, assim como eu há muitos anos, se deixam envolver pelo Espírito e conseguem vibrar e dizer que vale a pena abraçar a missão, a nossa missão seja ela qual for.
Na noite de Sábado fizemos a via sacra nos Valinhos e a noite apelou ao silêncio, ao recolhimento e isso fez-nos vivenciar emoções que por vezes desconhecemos. Nas nossas corridas do dia a dia não temos e também evitamos o silêncio, o fazer deserto, mas quando somos confrontados... o resultado é muito saudável e aliviante. E isso notou-se na adoração ao Santíssimo que se seguiu. Na mesma capela que, como jovem, tantas vezes me viu (muito) chorar e em que partilhei emoções em forma de choro com outros jovens, vi acontecer de novo nos jovens de hoje. Fez-me pensar que, tal como naquela altura, os jovens hoje têm as mesmas dificuldades e as mesmas necessidades que nós sentimos um dia. Principalmente quando o assunto são as nossas emoções. Escondemos, ou torneamos o que sentimos e acabamos por abafar o que nos vai cá dentro. Enfim... mudam-se as épocas mas a geração jovem é e será sempre rebelde aos olhos do mais velhos. Será que esses já não se lembram do que sentiam? Talvez seja por ainda me lembrar que me dou tão bem com os "meus" JMCs.
Para quem não pôde ir ao retiro saibam que sentimos a vossa falta e rezámos por vós. Para quem participou um obrigado pela oportunidade de partilhar convosco o que, um dia partilharam comigo, desejo que vos tenha ajudado a crescer um pouco mais e que recordem, um dia, com a mesma saudade que eu, ainda hoje, recordo os meus. Beijos carinhosos

1 comentário:

Su disse...

eheh primeirissima XD tb


retiro....

EU FUI!