segunda-feira, 9 de março de 2009

Os riscos de se partilhar na net

Olá
Já percebi que andam bloguers a afinar pois colocam as fotos dos seus trabalhos e depois há quem os imite, ou pelo menos tente. Pois é!!!! Esse é o risco e a maravilha de se partilhar neste meio. Se não é para dar ideias, para ajudar e ensinar os outros para quê o partilhar? Quando queremos uma coisa só para nós não a expomos principalmente com o mundo inteiro.
Alguns dos meus trabalhos foram aprendidos na net, principalmente em http://www.elainecroche.blogspot.com/ , a famosa Elaine e os seus vídeos que fazem as minhas delícias. É exemplo a minha boina, algumas das pregadeiras, e até fazer pom-pons com os dedos (sem as velhas rodelas de cartão) eu aprendi e finalmente consigo fazer pom-pons bonitos. Não uso o mesmo material até porque em Portugal nem sempre se arranja o mesmo tipo de fio ou então são caríssimas. Procuro o material ao meu gosto mas uso a mesma técnica. Sim, nem quero comparar o meu trabalho com o da Elaine. Apesar de gostar do meu trabalho e sei que tem qualidade, a Elaine é mestrada neste ramo. Eu... se fosse na universidade, ainda estaria a prestar provas para o licenciamento.

Quando quero fazer um trabalho novo vou pesquisar na net, claro! Sim, pois deixei de gastar fortunas em revistas, principalmente de ponto cruz. Peço desculpa aos editores mas vou às papelarias, desfolho a revista, apanho alguma ideia e a revista fica lá. A net é um mundo e como mundo dá para o bem para o mal. Só depende do uso que damos dele. O que me fascina é precisamente a facilidade de partilhar o que quiser com alguém que mora do outro lado do mundo ou aqui mesmo ao lado. E, não se enganem, desde o momento que colocamos uma foto ou um texto mesmo que por breves minutos já deixou de ser coisa nossa pois alguém poderá ter feito cópia onde quer que esteja. É por isso que, com facilidade, se fazem vendas através dos blogues. A não ser que registemos os artigos com uma marca legalmente reconhecida, nada há a fazer. E mesmo assim... Para quem tem problemas em ser copiado... o melhor é não partilhar segredos pois aqui, meus amigos... não há segredo que não se espalhe!!

Sem comentários: