sábado, 11 de dezembro de 2010

Deixei-vos com água na boca...

Não sei se é defeito meu ou da imagem mas fui alertada (obrigada, Helena!) que não se consegue ampliar a receita do bacalhau por isso aqui fica tal como no livro:
Bacalhau à Conde

(foto retirada do livro)

Coza em água 400 gr. de bacalhau já demolhado. Retire-lhe as peles e as espinhas e faça-o em lascas. (um tabuleiro de bacalhau desfiado para mim, dá para cerca de 4 pessoas)
Coza 600 gr. de batatas em água temperada com sal, escorra e reduza a puré. (para 4 pessoas uso um pacote de puré)
Pique finamente 200 gr. de cebolas e 3 dentes de alho e leve ao lume com 100 gr. de margarina. Deixe cozer sem ganhar cor. Junte o bacalhau e deixe cozer um pouco. Depois reduza-o a puré numa máquina de cozinha ou num almofariz. (assim fica muito desfeito, sabe a "bacalhau muito espiritual" e eu gosto de sentir as lascas de bacalhau, por isso envolvo-o na cebolada e deixo ganhar gosto. O bacalhau vai-se desfazendo à medida que se mexe sem ficar em papa.)
Junte o puré de batata e bata tudo com uma colher de pau. Adicione 2,5 dl de natas (um pacote de natas - 2 dl. - é suficiente para um pacote de puré) e tempere com sal e pimenta. Deite o preparado num tabuleiro untado com margarina. Polvilhe com 2 colheres de sopa de queijo ralado (para mim é pouco queijo, quanto mais... melhor) e leve a gratinar em forno bem quente até alourar a superfície. Adoro a crosta de queijo que se forma. Huuuummmmm!!!!!

O que está entre ( ) são as minhas alterações. Assim como as quantidades são ajustadas à quantidade de pessoas e ao gosto de cada um. Só depende da (o) cozinheira (o)
Bom apetite!

Sem comentários: